29/12/2020 - 18:07
Uma das primeiras atitudes que a pessoa infectada pela covid-19 deve tomar é fazer o isolamento social. Já nos primeiros sintomas é recomendável que o paciente mantenha distanciamento de familiares, amigos e se afaste do trabalho. Confirmado o diagnóstico positivo para a doença, o convívio social deve ser evitado, mas por quanto tempo?
O médico Roberto Debski afirma que o prazo ideal é de 14 dias do início dos sintomas. “Alguns falam em dez dias, mas considero que 14 dias é um prazo de total segurança”, diz. “Fique em casa, se os outras pessoas em casa não tiveram sintomas, use máscara e, de preferência, fique isolado em um quarto.”
+ Morte de médica negra por covid-19 sugere preconceito na Saúde dos EUA
+ Camex prorroga tarifa zero para importação de remédios e insumos contra covid-19
Ele considera que a volta ao trabalho também deve ocorrer após 14 dias do início dos sintomas. E avalia que o risco de contaminação é maior nos primeiros dias da doença e vai diminuindo no decorrer do tempo.
De acordo com a infectologista Sarah Dominique Dellabianca, em entrevista ao Diário de Arapiraca, a transmissão do vírus ocorre muito cedo, nos três dias antes do início dos sintomas.
Ela lembra que a carga viral, três dias antes do primeiro sintoma, é bem menor e o grau máximo de transmissão viral tem início de cinco a oito horas, antes mesmo da manifestação do primeiro sintoma.
Sarah faz parte do grupo de médicos que consideram que após 10 dias dos primeiros sintomas as pessoas que tiveram casos leve de covid-19 já podem voltar ao convívio social e as que tiveram casos mais graves devem esperar cerca de 20 dias.