05/02/2021 - 2:36
A Nissan finalmente acabou com o antigo design de sua picape Nissan Frontier. A montadora revelou nesta quinta-feira, 3, uma versão redesenhada.
A atual geração da Nissan Frontier está em comercialização no mercado norte-americano há 17 anos. Ela corresponde a uma geração anterior da picape, que foi descontinuada no Brasil. Depois de tanto tempo, ela finalmente mudou nos EUA e demais países da América do Norte.
Desde que a Frontier teve sua última reforma em 2004, duas grandes montadoras declararam falência e uma nova empresa chamada Tesla surgiu como uma força automobilística e veículos semi-autônomos surgiram. Para uma indústria que normalmente reprojeta veículos a cada meia década ou mais, esse é um período de proporções jurássicas. Passou mais tempo do que qualquer outro veículo da indústria automobilística desde a reformulação.
+ Vendas de carros elétricos dobram na Europa em 2020
+ Sonho do carro zero quilômetro fica distante e preços devem seguir subindo
O redesenhado Frontier está entrando no mundo em um momento em que o amor dos americanos por picapes atingiu o ponto mais alto, representando cerca de 1 em cada 4 veículos vendidos. Mas a competição pelo segmento de médio porte é feroz no mercado dos EUA. Inclui o Toyota Tacoma, o Chevrolet Colorado, o GMC Canyon, o Ford Ranger, o Jeep Gladiator e o Honda Ridgeline.
As vendas do Frontier têm diminuído em face da competição mais acirrada. As vendas nos EUA caíram 9,1% em 2019 e 49,1% em 2020. O Frontier 2022 possui um motor de 6 cilindros e 3,8 litros combinado com uma transmissão automática de 9 velocidades. Ele obtém 310 cavalos de potência e tem capacidade de reboque de 6.720 libras. A direção e suspensão totalmente novas do veículo reduzem a vibração da estrada em 80%, tornando o percurso mais suave.
Ao longo dos anos, a Nissan atualizou gradualmente o Frontier, adicionando atualizações tecnológicas incrementais ao interior e ao trem de força. Mas esta é a primeira vez que ele ganha um novo visual de cima para baixo. Uma das maiores diferenças que os fãs do Frontier notarão é que ele é quase 5 polegadas mais longo que seu antecessor – parte de uma tendência de veículos cada vez maiores .
Também possui uma nova tecnologia, como um sistema que detecta quando a carreta da picape balança e aciona os freios. Ele também possui um sistema de carregamento de telefone sem fio opcional. O novo Frontier vem com uma tela sensível ao toque de 8 polegadas com Apple CarPlay ou Android Auto, mas uma tela de 9 polegadas está disponível como atualização. As telas dos veículos têm crescido cada vez mais nos últimos anos.
O primeiro facelift para a atual geração da Nissan Frontier, fabricada na Argentina, está prevista para ser lançada no mercado brasileiro a partir do segundo semestre.
Modelo Global
A nova Nissan Frontier 2022 deve chegar com uma frente mais alta e musculosa, inspirada pela Titan, picape grande oferecida nos mercados norte-americanos. Assim, os faróis ficaram mais quadrados, enquanto a grade está mais alta e vertical, sendo entrecortada por barras horizontais. Vale lembrar que o modelo que se oferecerá por aqui será diferente do modelo dos EUA.