22/03/2021 - 16:44
Os oxímetros são dispositivos importantes para monitorar a porcentagem de oxigênio no sangue e os batimentos cardíacos. O aparelho auxilia na triagem de pacientes infectados ou com suspeita de infecção pela covid-19. Pacientes graves podem ter um nível de saturação de oxigênio entre 70% e 80%, enquanto pessoas saudáveis fica entre 95% e 100%..
Atualmente, esses sensores são comercializados em farmácias, mas também podem ser encontrados em dispositivos eletrônicos como smartphones e smartwatch.
O oxímetro utiliza duas frequências de luz para determinar a porcentagem de oxihemoglobina presente no sangue. Os aparelhos medem a quantidade de luz transmitida através dos vasos sanguíneos do paciente, sincronizados com o pulso cardíaco.
+ Covid-19 pode causar baixa oxigenação no sangue, mas sem falta de ar
“É um recurso valioso neste momento. Incorporado na rotina da atenção primária, ajuda também a acompanhar pacientes com outras doenças”, explica Eugenio Vilaça Mendes, especialista do movimento Todos pela Saúde, iniciativa criada pelo Itaú Unibanco, e consultor do CONASS.
A seguir, veja dicas de como usar o dispositivo em casa:
1 – Como utilizar o oxímetro?
De acordo com o portal farmacêutico Pfarma, o paciente deve prender o oxímetro, no caso dos modelos tradicionais, no dedo e ligar o aparelho para que ele realize as medidas. É importante limpar o dedo com álcool 70% antes de utilizar o oxímetro. Também ele deve ser utilizado sem esmalte nas unhas e paciente não deve se movimentar durante a leitura dos dados.
2 – Quando medir?
Em pacientes com covid-19, a queda da saturação de oxigênio é mais frequente ocorrer a partir do sexto dia de sintomas. Nesse momento da doença, o recomendado é fazer a medição de manhã e à noite. Com resultados abaixo de 93%, a recomendação é procurar assistência médica, principalmente se houver outros sintomas.
3 – Como escolher um oxímetro para comprar ?
Todo oxímetro deve possuir o selo do Inmetro e registro na Anvisa. É importante também verificar se o fabricante oferece garantia e suporte para o produto em sua região. Outro ponto importante é verificar a condição do aparelho e se ele está sendo entregue em caixa fechada para maior segurança e confiabilidade.
4 – Preços
Os oxímetros são vendidos na internet por valores que variam entre R$ 70 a R$ 200. Mas, para aqueles diagnosticados com covid-19 que não possam comprar o aparelho, o recomendado é se encaminhar ao posto de saúde mais próximo para realizar a medição.