A Tesla está sendo investigada em nível federal após uma série de acidentes envolvendo carros elétricos da marca que podem ou não estar usando tecnologia de piloto automático. A National Highway Traffic Safety Administration confirmou que está investigando 23 desses eventos.

Apesar do CEO Elon Musk provar a segurança do veículo em todos os momentos, a Tesla enfrentou inúmeras questões sobre a tecnologia de direção autônoma desde 2016, quando um motorista da Flórida morreu em um trágico acidente. O sensor e o sistema de câmeras do piloto automático falharam em ver e frear diante de um trailer cruzando uma estrada.

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O piloto automático é um sistema computadorizado que usa radar e câmeras para detectar marcações de faixa, outros veículos e objetos na estrada. A direção autônoma (nem tanto) pode dirigir, frear e acelerar automaticamente com pouca intervenção do motorista. Segundo Tesla, a modalidade só deve ser usada em rodovias estruturadas, mas vídeos em redes sociais mostram motoristas usando a tecnologia Autopilot em vários tipos de estradas.

“Precisamos ver os resultados das investigações primeiro, mas esses incidentes são os exemplos mais recentes que mostram que esses recursos de controle avançados que o Tesla possui não são muito bons em detectar e, em seguida, parar na frente de um veículo que já está parado na rodovia”, disse Jason Levine ao NYT, diretor executivo do Center for Auto Safety, grupo criado na década de 1970 que luta pelos direitos do consumidor com foco apenas no setor automotivo.

Também ao NYT, o professor Bryant Walker Smith da Universidade da Carolina do Sul, que é conselheiro do governo federal para direção automatizada, disse que é importante desenvolver tecnologias avançadas para reduzir fatalidades no trânsito – 40 por ano nos EUA, de acordo com as últimas estimativas – mas que está preocupado com a forma como o nome e o marketing da Tesla indicam que os motoristas podem “desviar com segurança sua atenção da estrada”.

“Há uma desconexão incrível entre o que a empresa [Tesla] e seu fundador [Elon Musk] estão dizendo e permitindo que as pessoas acreditem, e o que seu sistema é realmente capaz”, disse ele.

A Tesla, que fechou seu departamento de relações públicas e geralmente não responde às perguntas da imprensa, não abordou publicamente os recentes acidentes e investigações. Em nota, a empresa apenas argumenta que seus carros são muito seguros, alegando que os próprios dados mostram que os veículos da marca têm menos acidentes por quilômetro rodado, “menos ainda quando o piloto automático está em uso”.

No entanto, a declaração diz aos motoristas que eles devem prestar muita atenção à estrada ao usar o piloto automático e devem estar sempre prontos para retomar o controle de seus carros.

Somente em 2021, três acidentes envolvendo Teslas nos EUA e tecnologia de piloto automático já foram registrados. Este mês, um Tesla Model Y bateu na traseira de um carro da polícia que havia parado em uma rodovia perto de Lansing, Michigan. O motorista, que não ficou gravemente ferido, estava usando o piloto automático, disse a polícia.

Em fevereiro, outro acidente em Detroit teve circunstâncias semelhantes às de 2016 na Flórida. Um Tesla passou sob um trailer de trator que cruzou a estrada, arrancando o teto do carro. O motorista e um passageiro ficaram gravemente feridos, mas as autoridades não confirmaram se o piloto automático estava ligado.

NHTSA também investiga um acidente em 27 de fevereiro perto de Houston (Texas), no qual um Tesla colidiu com um veículo da polícia parado em uma rodovia. Não foi confirmado se o motorista estava usando o piloto automático, mas o carro não pareceu desacelerar antes do impacto, disse a polícia.