16/04/2021 - 11:24
Os consumidores consideram as redes de drogarias regionais com o melhor custo-benefício. No entanto, as grandes redes continuam sendo as líderes em “Força da Marca”. É o que diz o estudo da CVA Solutions Varejo Drogarias 2021, que também destaca os hábitos dos brasileiros.
O estudo da empresa, especializada em pesquisa de mercado e consultoria, foi realizado em março de 2021. Foram entrevistadas 5.340 pessoas de todo o Brasil.
+ Em um ano, farmácias detectaram mais de 1 milhão de casos de covid, diz Abrafarma
+ Precificação de IPO reduzido da farmacêutica Blau fica para dia 15
Valor Percebido
As drogarias regionais estão em alta quanto ao custo-benefício percebido, como a experiência em relação ao preço, por exemplo. O melhor índice foi atribuído à Coop (localizada na região do Grande ABC e interior de São Paulo). Veja abaixo as top 10 do ranking:
-1º Coop
-2º São João
-3º Venâncio
-4° Drogaria 24 Horas
-5° Ultrafarma
-6° Panvel
-7° Farmais
-8° Nissei
-9° Drogasil
-10° Globo
Força da Marca
A drogaria campeã no ranking “Força da Marca” (ou a atração e menor rejeição perante clientes e não clientes) é a Drogasil. Veja abaixo as top 10 do ranking em força de marca:
-1° Drogasil
-2° Pague Menos
-3° Droga Raia
-4° São Paulo
-5° Ultrafarma
-6° Pacheco
-7° Preço Popular
-8° Panvel
-9° Araújo
-10° Nissei
Preferências dos consumidores
Entre as preferências dos brasileiros estão as compras online, que aceleraram durante a pandemia. A adesão dos consumidores aumentou de 21,4% (2019) para 25,9% em 2021.
O Sudeste concentra os consumidores que mais costumam utilizar a internet para comprar produtos nas drogarias (32,9%) e a capital de São Paulo lidera com 47,4%.
As visitas mensais às lojas físicas também diminuíram em 2021, agora são menos de duas vezes (1,9), sendo que em 2019 a média era 2 vezes e em 2018 era de 2,04.
Fidelidade
Os programas de fidelidade das drogarias aumentaram de 31,2% para 34,2% de penetração.
Genéricos permanecem em alta
A compra de medicamentos genéricos está solidificada entre os consumidores, sendo que 88% usam.
Serviços
O uso de serviços nas drogarias, como tirar a pressão, aumentou entre 2019 e 2021: de 41% para 48%.