23/04/2021 - 0:57
Uma baleia cinza foi avistada no Golfo de Nápoles no último fim de semana, três dias após outro avistamento nas águas da ilha de Ponza, no que é descrito como um “evento excepcional”.
Especialistas acreditam que a baleia vista na costa de Pozzuoli na noite de 17 de abril e no porto de Baia na manhã seguinte, é provavelmente o mesmo animal visto nas Ilhas Pontinas na semana passada, no que é saudado como a “primeira visita” à Itália por uma baleia cinzenta.
+ Mundo pode perder 1/5 do PIB sem ação climática, mostra estudo
Autoridades marítimas regionais despacharam barcos para permitir a observação da baleia – estimada em oito metros de comprimento – enquanto a guarda costeira local ordenou que todos os navios saíssem da área para evitar obstruir a viagem da baleia.
Observando que as baleias cinzentas vivem no nordeste do Oceano Pacífico, entre a Califórnia e o Alasca, especialistas da Área Marinha Protegida de Punta Campanella dizem “ainda não se sabe como e por quais razões a baleia se encontra no Mediterrâneo”.
“Pode ser a mudança das condições climáticas, com o derretimento das geleiras do Ártico, que causou essa migração incrível” – afirmam os especialistas – ressaltando que é fundamental relatar qualquer avistamento da baleia, “que parece desnutrida e muito magra”.
Os pesquisadores também acreditam que o avistamento de uma baleia cinza na costa do Marrocos em março pode ser da mesma espécie.
As baleias cinzentas ( Eschrichtius robustis ), também conhecidas como baleias cinzentas do Pacífico ou baleias cinzentas da Califórnia, são encontradas regularmente nas águas costeiras do Pacífico Norte.
Populações de baleias cinzentas na costa europeia foram exterminadas antes de 500 DC, talvez devido à caça às baleias, tornando-se extintas no Atlântico Norte no século 18.
Isso torna o avistamento de uma baleia cinza ao largo da Itália um evento excepcionalmente raro, embora não seja a primeira vez que uma foi avistada no Mediterrâneo: após séculos sem avistamentos, uma baleia cinza foi avistada nas costas de Israel e da Espanha em 2010.
As baleias cinzentas podem medir até 15 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas.