05/05/2021 - 0:32
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Instituto Adolfo Lutz constataram que crianças e adolescentes infectadas com Covid-19 podem apresentar sintomas clínicos diferentes dos tradicionais, ou seja, distintos dos sintomas habitualmente causados pela doença respiratória aguda, como febre, tosse e desconforto respiratório, causadas por lesões severas causadas pelo SARS-CoV-2 nos alvéolos pulmonares.
+ Novas variantes de Covid-19 triplicam risco de evolução grave, diz estudo
Segundo a pesquisa, crianças saudáveis, infectadas pela Covid-19, podem apresentar lesões inflamatórias extrapulmonares, como miocardite no coração e colite (inflamação do cólon intestinal).
A forma atípica de Covid-19 é chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Os pesquisadores realizaram a autópsia de cinco crianças que morreram em decorrência da Covid-19 em São Paulo, sendo um menino e quatro meninas, com idade entre 7 meses e 15 anos. “É importante que os pediatras atentem para essas possíveis manifestações clínicas”, disse a pesquisadora Marisa Dolhnikoff, professora da FM-USP e coordenadora do projeto.