12/05/2021 - 0:31
Uma possível nova vacina desenvolvida por membros do Duke Institute for Human Vaccines, nos Estados Unidos, demonstrou sua eficácia na proteção de macacos e camundongos de várias infecções por coronavírus, incluindo SARS-CoV -2, como bem como o SARS-CoV-1 original e outros coronavírus de morcegos relacionados que poderiam causar a próxima pandemia.
A nova vacina, chamada vacina de pan-coronavírus, ativa anticorpos neutralizantes por meio de uma nanopartícula, composta pela parte do coronavírus que permite que ele se ligue aos receptores celulares do corpo e é formulada com um intensificador químico chamado adjuvante. O sucesso em primatas é muito relevante para os humanos.
+ Vacina spray pode controlar a transmissão da covid, dizem cientistas
O principal autor deste trabalho, que foi publicado na revista Nature, Dr. Barton F. Haynes diz que a abordagem não apenas forneceu proteção contra o SARS-CoV-2, mas os anticorpos induzidos pela vacina também neutralizaram variantes preocupantes originárias do Reino Unido, África do Sul e Brasil.
Os pesquisadores basearam-se em estudos anteriores sobre a SARS, a doença respiratória causada por um coronavírus chamado SARS-CoV-1. Eles descobriram que uma pessoa infectada com SARS desenvolveu anticorpos capazes de neutralizar múltiplos coronavírus, sugerindo que um pan-coronavírus era possível.
O calcanhar de Aquiles dos coronavírus é seu domínio de ligação ao receptor, localizado na ponta que liga os vírus aos receptores nas células humanas. Embora esse local de ligação permita que ele entre no corpo e cause infecção, ele também pode ser um alvo para anticorpos.
A equipe de pesquisa identificou um determinado local de domínio de ligação ao receptor que está presente no SARS-CoV-2, suas variantes circulantes e vírus de morcego relacionados ao SARS, o que os torna altamente vulneráveis a anticorpos de neutralização cruzada.
A equipe então projetou uma nanopartícula com esse ponto vulnerável. A nanopartícula é combinada com um adjuvante de pequena molécula, especificamente o agonista do receptor Toll 7 e 8 denominado 3M-052, formulado com Alum, que foi desenvolvido pela 3M e pelo Infectious Diseases Research Institute. O adjuvante aumenta a resposta imunológica do corpo.