08/06/2021 - 16:04
Os Estados Unidos atenuaram nesta terça-feira (8) seu nível de alerta para o risco representado pela pandemia da covid-19 em viagens a vários países, como Canadá, França, Alemanha e Japão, sede dos Jogos Olímpicos.
O Departamento de Estado emitiu um aviso em que pede aos norte-americanos que reconsiderem a viagem devido ao risco do coronavírus. No nível anterior, as autoridades pediam para que seus cidadãos não fossem a esses países.
No mês passado, o ministério havia alertado contra qualquer viagem ao Japão, que em julho comemora os Jogos Olímpicos, que deveriam ter sido realizados em 2020 e foram adiados por conta da pandemia.
O evento olímpico desperta oposição dentro do Japão, que proibiu a participação de públicos estrangeiras.
Os Estados Unidos também amenizaram o alerta de viagens para França e Alemanha, assim como para a Grécia, que recebe turistas americanos vacinados, e a África do Sul, que combateu uma variante do coronavírus.
O Departamento de Estado disse que revisou seu guia de viagens seguindo as recomendações dos Centros de Controle de Doenças (CDC) de que apenas americanos totalmente vacinados viajem.
“Conforme as condições evoluem, atualizamos regularmente nosso conselhos para viajantes americanos”, disse um funcionário do Departamento de Estado.
Há interesse da Europa em saber quando os Estados Unidos irão amenizar as restrições em vigor há mais de um ano às viagens de países europeus.
Jake Sullivan, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, disse na segunda-feira que qualquer flexibilização das restrições à entrada de europeus nos Estados Unidos será transparente e “motivado pela ciência e pelas evidências”.
“Ouvimos muito claramente o desejo de nossos amigos na Europa e no Reino Unido de reabrir viagens pelo Oceano Atlântico e queremos que isso aconteça”, disse Sullivan a repórteres.
“Mas devemos seguir a ciência e as recomendações de nossos profissionais de saúde pública”, acrescentou, indicando que “estamos participando ativamente com eles para definir o prazo” dessa abertura.