Neste sábado (26), o governador do estado de São Paulo, João Doria, anunciou a entrega de uma carga com 1 milhão de doses prontas da vacina do Instituto Butantan para a próxima terça-feira (29). A remessa com imunizantes vai desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, às 19h55.

As vacinas prontas são da parceria do Butantan com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. Os imunizantes chegarão junto da remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), usado para produção de doses na fábrica do Butantan.

+ EUA aplicam 322 milhões de doses de vacina contra Covid-19, diz CDC

+ Ministério da Saúde recebe mais 942 mil doses da vacina da Janssen

+ Baixa eficácia, alto custo e tecnologia antiga: entenda as polêmicas da vacina indiana

O governo do estado informou que a chegada de vacinas prontas agiliza a campanha de vacinação não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil. A produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde. O prazo entre a chegada do IFA e a entrega das vacinas produzidas no Butantan é de 15 a 20 dias.

“Estamos na luta para vacinarmos todos o mais rápido possível.”, afirmou Doria. A meta estadual é de que toda a população adulta dos 645 municípios paulistas esteja vacinada com ao menos uma dose de imunizantes contra o coronavírus até o dia 15 de setembro.