A Simon Fraser University, universidade pública canadense, vai avaliar como os sistemas de transportes estão reagindo à crise provocada pela pandemia de covid-19, em São Paulo, Auckland, na Nova Zelândia, e Los Angeles, nos Estados Unidos. A primeira etapa da pesquisa é direcionada aos usuários de transporte e a segunda aos especialistas locais do tema.

O estudo analisa a influência de fatores como o ritmo de vacinação da população, restrições às atividades econômicas, tarifas e riscos aos passageiros. A ideia é estudar a resiliência do transporte público, identificar as consequências de lockdowns, dos casos da doença, da vacinação e das políticas voltadas ao local de trabalho.

O estudo vai avaliar também os efeitos do uso de máscaras, percepção de riscos e como alterações na configuração dos serviços de transporte influenciaram no número de passageiros transportados e nos modais.

+ Correios começam a transportar cargas pelo mar

+ Empresa de transporte aéreo urbano da Embraer fecha acordo para veículos elétricos nos EUA

+ Trabalhadores do transporte coletivo receberão vacina contra covid-19

A pesquisa considera as características dos três sistemas diferentes e que podem ter pontos em comum. Os resultados ajudarão nas soluções dos sistemas e adaptações necessárias para cada região.

Para participar da pesquisa, acesse: https://pt.surveymonkey.ca/r/saopaolo240621