Por Noel Randewich e Devik Jain

(Reuters) – O índice S&P 500 terminou a volátil sessão desta quarta-feira com ganho, após ter atingido brevemente um recorde intradia, à medida que investidores contrabalançaram preocupações com a inflação e comentários tranquilizadores do chair do Federal Reserve, Jerome Powell.

Dos 11 setores do S&P 500, serviços públicos, imobiliários e bens de consumo básicos tiveram os desempenhos mais fortes, subindo cerca de 0,9% cada, enquanto o segmento de energia afundou cerca de 3%.

Powell afirmou em audiência no Congresso dos Estados Unidos que a política monetária do país oferecerá um “apoio poderoso” à economia “até que a recuperação esteja completa”, em comentários que descreveram o salto recente na inflação como temporário e focaram na necessidade de um crescimento contínuo do emprego.

+ Dólar tem maior queda diária desde março após Fed e ajustes tributários

As declarações de Powell ocorrem após dados terem mostrado nesta semana que os preços ao produtor nos EUA subiram mais do que o esperado em junho, enquanto os preços ao consumidor registraram a maior alta em 13 anos.

Por outro lado, bancos deram início nesta semana à temporada de balanços do segundo trimestre. Analistas esperam um aumento de 66% nos lucros por ação das companhias do S&P 500, de acordo com estimativas do IBES, da Refinitiv.

“Todo mundo sabe que os lucros serão muito fortes. A questão é como os mercados reagem a esses lucros e quais as perspectivas fornecidas pelas diretorias. Isso é mais crítico do que qualquer coisa”, disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Inverness Counsel em Nova York.

O Dow Jones fechou em alta de 0,13%, a 34.933,43 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,12%, a 4.374,38 pontos. Já o Nasdaq Composite recuou 0,22%, a 14.644,95 pontos.

(Reportagem adicional de Shreyashi Sanyal, em Bengaluru)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6D198-BASEIMAGE