Um homem na China foi hospitalizado com a cepa H5N6 da gripe aviária, um dos vários vírus potencialmente mortais que foram descobertos em bandos de aves ao longo dos anos, segundo relatórios na quinta-feira.

O teste no homem de 55 anos de idade deu positivo para o vírus em 6 de julho, depois que ele pegou uma febre e foi hospitalizado em Sichuan, localizado no sudoeste do país, segundo a rede estatal China Global Television Network.

+ G20 alerta que novas variantes do coronavírus ameaçam recuperação global

O caso é um dos 33 vistos na região do Pacífico Ocidental desde 2014, segundo dados do Organização Mundial da Saúde. A mídia estatal, citando especialistas não identificados, disse que a última infecção não representa um risco de transmissão em larga escala entre humanos.

A emissora disse que as autoridades locais “ativaram uma resposta de emergência e esterilizaram a área” assim que souberam da infecção. Não se sabe como o homem entrou em contato com o vírus, se ele trabalhou com aves ou se algum membro de sua família ou contato próximo foi infectado.

A primeira infecção humana da cepa H5N6 foi detectada originalmente no Laos em 2014 e cerca de 60% dos casos até agora resultaram em morte, de acordo com a OMS.

“Sempre que os vírus da gripe aviária estão circulando nas aves, existe o risco de infecção esporádica e pequenos grupos de casos humanos devido à exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados. Portanto, casos humanos esporádicos não são inesperados”, explicou a OMS em sua última atualização semanal sobre a gripe aviária em 9 de julho.

“Com a contínua incidência de influenza aviária devido aos vírus influenza A (H5) existentes e novos em aves, é necessário permanecer vigilante nos setores de saúde animal e pública. A consciência da comunidade sobre os perigos potenciais para a saúde humana é essencial para prevenir a infecção em humanos. A vigilância deve ser continuada para detectar casos humanos e mudanças precoces na transmissibilidade e infectividade dos vírus. ”