A Xiaomi, segunda maior vendedora de smartphones do mundo, lançou nesta terça-feira (10) o Cyber Dog, um robô cachorro de código aberto que promete “possibilidades sem precedentes”. Inicialmente, a empresa vai disponibilizar mil unidades para serem vendidas por 9.999 yuans (pouco mais de RS$ 8 mil).

O preço é alto se comparado ao robô cachorro da Boston Dynamics, que sai pela metade do preço. No entanto, ainda não se sabe se o valor de RS$ 8 mil será mantido quando esgotarem as primeiras unidades.

+ Deere compra startup de tecnologia autônoma Bear Flag Robotics por US$ 250 mi
+ Usuários que agem como robôs desafiam debate nas redes

A Xiaomi pretende que seu produto seja o início de uma fase de experimentações envolvendo quadrúpedes robóticos. Por isso, a plataforma de código aberto, que permite que qualquer desenvolvedor crie novas funcionalidades.

https://www.youtube.com/watch?v=PZOyrEVJIHw

O Cyber Dog responde por comando de voz e é configurado para realmente ser um pet. Seus motores prometem agilidade (alcança até 11,5 km/h) e variedade de movimentos (saltos acrobáticos, por exemplo).

Já o “cérebro” é um computador Jetson Xavier NX, da Nvidia, com 384 núcleos CUDA, 48 núcleos tensor, uma CPU ARM 6 Carmel e dois núcleos de aprendizagem profunda, que é responsável por processar as informações obtigadas pelos 11 sensores presentes no robô. Os sensores e GPS guiam o robô e permite que ele interaja com o ambiente e contorne obstáculos.