A Panasonic vai deixar de fabricar TVs e produtos de áudio no Brasil até o fim deste ano. A multinacional japonesa informou nesta quarta-feira (11) que o encerramento da produção é uma decisão que segue uma estratégia global, com foco na sustentabilidade.

A unidade de Manaus, que fabrica os produtos, vai manter a atividade com as linhas de micro-ondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos. Com o fim da área de TVs e áudio, a Panasonic vai demitir 130 funcionários até dezembro. O número representa 5% dos 2.400 colaboradores da empresa no país. As informações são do portal IG.

+ TecBan investe R$ 200 mi para ampliar rede de caixas eletrônicos recicláveis

Em março, a Sony também anunciou o fim da produção e vendas de aparelhos de TV no Brasil. De acordo com especialistas, o mercado de TVs passa por um momento de grande disputa tecnológica, que exige investimentos em software, conectividade e parcerias com empresas de streaming de vídeos.

Atualmente, o setor é dominado pela coreana Samsung, seguida da também coreana LG. Além disso, outras marcas passaram a investir no segmento com produtos de preços a partir de R$ 1.400.