Com o patamar alto na taxa de desemprego, ter um currículos que se destaque entre os outros é fundamental. Especialistas destacam que o candidato precisa ter em mente que, desde o momento em que envia o currículo, ele já está competindo diretamente pela vaga e, para se diferenciar, é importante permitir que o recrutador encontre com facilidade exatamente aquilo que ele precisa saber sobre você.

Vale lembrar ainda que o recrutador tem pouco tempo para avaliar os currículos que recebe. Portanto, organização é fundamental.  Para te ajudar nesta difícil tarefa, a Robert Half separou algumas dicas de como fazer um bom currículo.

Veja como organizar as informações no seu currículo

1. Dados Pessoais: Considerando que o currículo é uma apresentação sobre você, a primeira informação que os recrutadores querem saber é quem você é, e onde ele pode te encontrar. Coloque, portanto, os seus dados pessoais como: seu nome completo, e-mail, telefone e endereço.

2. Objetivo Profissional: Para te conhecer melhor, o recrutador deseja saber qual seu objetivo profissional. Em outras palavras, esse é o momento em que você aponta para qual cargo está se candidatando. Ao decidir sua função, seja específico e coloque apenas uma opção de cargo. Por exemplo, coloque Coordenador Contábil ao invés de algo amplo como Área Financeira.

3. Experiências Profissionais: Depois de descrever o objetivo, é importante listar as experiências profissionais que você possui, sempre da mais recente para a mais antiga. Dessa maneira, o recrutador saberá rapidamente qual foi sua última função. Mencione o mês e o ano de cada ciclo dentro da empresa e o recrutador terá conhecimento sobre o período exato que você ficou em cada desafio.

4. Formação Acadêmica: Coloque a sua formação acadêmica com as datas e a duração de cada curso. Este é o espaço para detalhar suas competências e, em seguida, posicionar os idiomas que você tem conhecimento.

5. Idiomas: Dependendo da posição para a qual você está se candidatando, essa informação pode ser a primeira coisa que um recrutador vai procurar no seu currículo. Coloque os idiomas que você realmente conhece (fala, lê, escreve) e especifique o nível de fluência.

6. Cursos extras e trabalhos voluntários: Caso seu currículo esteja dentro de um limite de 2 páginas e haja um espaço sobrando, coloque também os trabalhos voluntários, cursos extras e algumas referências profissionais. Essas informações serão, em alguns casos, o que te diferenciará dos demais candidatos. Caso não haja espaço sobrando, sem problemas: deixe para falar desses detalhes durante a entrevista.