19/08/2021 - 14:46
O governador João Doria (PSDB) lançou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19), o Bolsa do Povo Educação, voltado aos estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade. A ação prevê o pagamento de uma bolsa de estudos de RS$ 1 mil por ano letivo para evitar a evasão escolar.
O governo estadual de São Paulo vai investir RS$ 100 milhões neste ano e mais RS$ 300 milhões em 2021 para atender 267 mil estudantes classificados nas linhas de pobreza (salário mensal per capita abaixo de RS$ 246) e extrema pobreza (salário mensal per capita abaixo de RS$ 151).
+ Doria nomeia Rodrigo Maia para secretaria no governo de SP
+ Doria: SP espera envio de doses da Pfizer para reduzir intervalo entre aplicações
O foco do programa são os alunos do Ensino Médio, mas alunos da rede pública do 9º ano do Fundamental também poderão inscrever-se para ganhar a bolsa. O incentivo para evitar abandono das escolas está atrelado à participação nas avaliações de aprendizagem, frequência de 80% nas aulas e dedicação de 2 a 3 horas de estudos no aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP).
“Quero ratificar a importância dessa iniciativa para combater a evasão escolar. Cinco milhões de crianças deixaram a escola em 2020 no Brasil. Isso é um deserto para o futuro do Brasil. Pessoas sem ensino não reagem, se tornam dependentes. E é isso o que nós não queremos. Queremos crianças e jovens que tenham, pelo ensino, a oportunidade de viver melhor”, declarou Doria.
O programa é um braço do Bolsa Povo Educação, anunciado em julho, que paga RS$ 500 por mês a 20 mil pais e mães de alunos da rede pública que irão trabalhar quatro horas diárias nas escolas estaduais para promover a participação e a chamada busca ativa, na qual os professores vão nas casas dos estudantes para trazê-los de volta à escola.
Como se inscrever
– As inscrições devem ser realizadas entre 30 de agosto e 10 e setembro pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br
– Podem se inscrever todos os alunos matriculados no Ensino Médio e no 9º ano do Fundamental
– É necessário estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) – veja como.