02/09/2021 - 21:36
Segundo a emissora estatal britânica BBC, uma filial do McDonald’s no estado do Oregon (EUA) está contratando jovens de 14 e 15 anos em meio à escassez de trabalhadores na famosa rede americana de fast food.
A franquia está localizada na rodovia Biddle, em Medford, e os proprietários colocaram uma faixa do lado de fora do restaurante em meados de agosto, pedindo aos trabalhadores mais jovens que se inscrevam para a possível contratação.
+ Concursos públicos: orçamento de 2022 prevê 73,6 mil vagas
De acordo com fontes ouvidas pela BBC, houve um aumento nas inscrições desde que a oferta foi realizada às crianças – e isso está em conformidade com a legislação trabalhista dos EUA.
Heather Kennedy, responsável pelo McDonald’s de Medford, citada pela emissora, afirma que a escassez de pessoal é “inédita” nos 40 anos de história de sua família operando franquias da lanchonete.
Inicialmente, ela tentou atrair mais trabalhadores aumentando o salário mínimo do restaurante para US$ 15 (cerca de R$ 77,40) a hora, mas não gerou interesse suficiente.
Curiosamente, como mostra Heather Kennedy, após a fixação da faixa, a loja recebeu mais de 25 inscrições de menores de 16 anos.
Sobre a atitude da franquia, o McDonald’s diz à BBC que os franqueados estão usando uma série de medidas para combater a escassez de pessoal, incluindo melhores salários, bônus de assinatura e novos benefícios, como assistência infantil.
É importante lembrar que as leis trabalhistas dos Estados Unidos variam de acordo com o estado. No Oregon, pessoas com 14 anos ou mais podem trabalhar em empregos que não sejam considerados perigosos, como o setor de alimentação, desde que as horas não afetem a escola e tenham intervalos adequados para descanso.
Curiosamente, conforme a emissora britânica, a idade média de um funcionário do McDonald’s nos EUA é de 27 anos.