09/09/2021 - 12:57
A Tesla, empresa de Elon Musk que desenvolve inovações tecnológicas automotivas, obteve no início desta semana o registro da patente para um limpador de vidros a laser. A informação foi divulgada pelo site Electrek.
A tecnologia permite a limpeza não apenas do para-brisa, mas de todos os vidros do automóvel. Ao ser disparado angularmente, o laser vaporiza qualquer sujeira sólida.
+ Musk diz que Tesla deve lançar protótipo de robô humanoide em 2022
+ Senado dos EUA quer investigação sobre sistema de piloto automático da Tesla
“Um sistema de limpeza para um veículo que inclui conjunto de feixe óptico que emite um raio laser para irradiar em uma região de vidro do veículo a partir de um circuito de detecção de sujeira”, explica a Tesla.
O laser funciona de maneira intermitente, ligando e desligando até milhares de vezes por segundo. Dessa maneira, ele não aquece o material em volta do alvo nem esquenta o ar no trajeto. É possível controlar também o intervalo dos pulsos para ganhar potência.
A Tesla possui também a patente de um limpador de para-brisa magnético, o que poderia ser um complemento ao laser, já que este não é o mais adequado para limpar a água da chuva nos vidros.
Marketing ou não, a Tesla acumula tecnologias próprias que poderão ser combinadas e lançadas nos próximos carros futuristas desenvolvidos pela empresa.