17/09/2021 - 12:34
Não é tão incomum uma família unida despedaçar-se em conflitos por heranças milionárias. As negociações por imóveis, dinheiro e ações são sempre complicadas pois envolvem atritos com parentes próximos na esteira de um luto.
Confira as maiores polêmicas e brigas familiares por herança:
Gugu Liberato
A trágica morte do apresentador Augusto Liberato gerou uma das disputas por herança mais comentadas. O processo que reconhece a união estável entre Gugu e Rose Miriam segue em segredo de Justiça.
No entanto, repercutiu um vídeo em que as filhas gêmeas do apresentador, Marina e Sofia, acusaram a tia Aparecida Liberato de mentir e manipular a disputa pelos espólios de herança. Em vídeo divulgado pelo Metrópoles, as jovens de 17 anos dizem que pediram emancipação depois da omissão da tia sobre o processo. Houve também a reclamação de que a tia vetou a compra de um Porsche para as jovens.
+ Herdeiros da Samsung devem pagar mais de US$10,8 bi em imposto sobre herança
Gugu morreu em novembro de 2019 aos 60 anos ao sofrer uma queda em sua casa nos Estados Unidos. Ele deixou 75% de seu patrimônio de R$ 1 bilhão para os três filhos e o restante para os cinco sobrinhos.
Rose Miriam, então, entrou com um processo buscando reconhecimento de união estável e uma fatia da fortuna. A mãe de Gugu, Maria do Céu, declarou ao “Fantástico”, da TV Globo, que os dois não tinham um relacionamento. Em entrevista à Veja em dezembro de 2019, o advogado de Rose argumentou que ela não aparece no testamento porque o casal atravessava uma fase conturbada quando o documento foi escrito.
O chef de cozinha Thiago Salvático também ingressou com uma ação na justiça buscando o reconhecimento de uma união estável com Gugu, mas desistiu em junho de 2020 alegando privacidade.
Chico Anísio
A viúva do humorista, Malga Di Paula, tenta se reaproximar da família do ator após divulgar, em 2020, uma carta aberta na qual acusava o filho de Chico Anísio, Bruno Mazzeo, de não prestar contas da partilha dos bens.
Em junho de 2020, o advogado de Chico Anísio ingressou com uma ação na justiça por danos morais após Paula contar sobre a existência de conflitos com a família do humorista. “Ele não ouviu o conselho que os amigos e eu demos para trocar de advogado, pois ninguém confiava nele”, disse Paula em entrevista ao canal de Antonia Fontenelle no YouTube.
Mussum
O filho caçula do sambista e humorista Mussum, Igor Palhano, ingressou no final de agosto deste ano na Justiça contra os outros quatro irmãos para receber a herança. Palhano, que teve a paternidade de Mussum reconhecida em outubro de 2019 com um teste de DNA, alega que os irmãos dificultariam seu acesso aos bens. Ele pede uma partilha retroativa dos bens do pai e os valores referentes ao uso de imagem do ex-Trapalhão.
Em entrevista à Record, o filho mais velho de Mussum, Augusto César, disse que não é contra dividir os bens com Igor. No entanto, os quatro filhos argumentam que o mais jovem só teria direito aos bens a partir do reconhecimento da paternidade, em 2019.
Mussum morreu em 1994 e, de acordo com César, a partilha dos bens terminou há mais de dez anos.
Marcos Paulo
Viúva do ex-diretor da TV Globo, Antonia Fontenelle conseguiu ter acesso à herança em 2019, depois de sete anos de briga judicial. A atriz Flavia Alessandra, mãe de uma das filhas de Marcos Paulo, desentendeu-se diversas vezes com Fontenelle, com ameaças de processos.
A Justiça reconheceu uma alteração no testamento de Marcos Paulo e confirmou a herança a Fontenelle. A família brigava para que a fortuna ficasse apenas entre as filhas.