23/10/2021 - 9:20
A Black Friday marca a data que inicia a temporada de compras de natal nos Estados Unidos, em novembro. No Brasil, o dia está marcado para a sexta-feira, 26 de novembro. Os brasileiros esperam grandes promoções, principalmente de eletrônicos. O problema é que o dia também é marcado por muitas reclamações de fraudes e falsas ofertas, além de produtos que não são entregues.
+ Black Friday: veja 7 dicas para aproveitar as promoções
Veja algumas recomendações do gerente de tecnologia do Grupo PLL, empresa de tecnologia, Israel Pereira, para evitar decepções na Black Friday brasileira:
1 Na hora da compra, procure o produto no site original e não em site de terceiros.
2 Se optar por aplicativos, veja se o aplicativo é realmente da loja. “Não baixe aplicativos de lojas desconhecidas”, alerta Israel Pereira.
3 Não insira dados de cartão de crédito em aplicativos, muito menos de lojas desconhecidas
4 Antes da compra, pesquise no site do Reclame Aqui o que os consumidores estão falando sobre a loja e os produtos.
5 Apague todos os aplicativos não usados do celular.
6 Certifique-se que a empresa realmente existe. “Verifique se a empresa possui endereço físico e canal de relacionamento com o cliente. No site é possível verificar a data de abertura e o nome do proprietário. Desconfie de lojas abertas recentemente”, orienta Israel.
7 Não compre produtos por meio de links, SMS ou WhatsApp para evitar o clone do aplicativo WhatsApp.
Confira alguns sites que ajudam os consumidores a consultar os preços dos produtos:
O site compara preços e emite avisos de ofertas.
O site disponibiliza uma lista de lojas certificadas que se comprometeram com boas práticas, além de histórico de preços de produtos e cupons de descontos.
O site compara preços e informa as lojas com os maiores descontos.
O site mostra promoções e ajuda na busca dos menores preços dos produtos.