28/10/2021 - 23:04
Donovanose, também conhecida como granuloma inguinal, tem se tornado assunto de conversa nos últimos tempos devido ao aumento do número em vários países onde foram relatados casos. Essa doença sexualmente transmissível tem chamado a atenção por causa da reação no corpo, especialmente nos órgãos genitais.
A Donovanose é bastante perigosa porque é uma bactéria que literalmente se alimenta de carne vermelha e causa úlceras, voluptuosas, irritantes e dolorosas.
+ Lei da Califórnia proíbe remover camisinha em segredo durante ato sexual
Esta doença é sexualmente transmissível e é causada pela bactéria Klebsiella granulomatis, o que a torna perigosa por ser infecciosa e inflamatória crônica. A principal característica que possui é a presença dos chamados corpos Donovan, que assim o batizam.
Esta infecção endêmica está localizada em regiões tropicais como África do Sul, Brasil, Índia e Caribe, ocorrendo com mais frequência em adultos entre 20 e 40 anos de idade que têm múltiplos parceiros sexuais.
Apesar de a doença sexualmente transmissível estar localizada em áreas tropicais, o Reino Unido informou que em 2019 ocorreram 30 casos muito mais infecciosos do que nos anos anteriores , por isso se torna um risco para a saúde pública.
“Os números sugerem que a donovanose, antes considerada restrita a lugares como Índia, Brasil e Nova Guiné, está se tornando mais comum ao longo dessas costas”, publicou o portal Birmingham Live após conversas com o Dr. Datta da Clínica MyHealthCare.
As formas de transmissão ocorrem em relações sexuais desprotegidas e contato de dinheiro com a genitália do portador . No entanto, também foi detectado que o contágio pode existir com o contato pele a pele ou de uma mãe para um bebê recém-nascido.
No momento, sabe-se que esta doença é tratada com antibióticos de longa duração, pois a incubação ocorre entre 1 a 12 semanas após a transmissão.