O abismo entre a teoria e a prática é um dos grandes obstáculos para quem deixa a universidade rumo ao mercado de trabalho. Nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, esse desafio ficou ainda maior. Sem as aulas presenciais e com grande parte das empresas de portas fechadas, executar na vida real os ensinamentos acadêmicos exigiu criatividade. Foi a partir dessa necessidade que, inspirada num reality show de empreendedorismo, o Shark Tank, a escola de negócios da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) resolveu criar o Núcleo de Prática em Negócios, Hospitalidade e Relações Internacionais, com linhas de atuação para o desenvolvimento de projetos voltados a inovação, criatividade e viabilidade.

Segundo a Alexandra Alves, professora da FMU que comanda o projeto, a iniciativa ganhou mais relevância no cenário de distanciamento social, aulas remotas e aumento da demanda das empresas por profissionais qualificados. “O propósito maior do NPN é fazer com que os alunos possam, de fato, colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula em disciplinas teóricas transformando o conhecimento em projetos reais”, afirmou Alexandra. “Acredito que a partir de um olhar transversal das disciplinas do curso, do intercâmbio com outros alunos de semestres e cursos diferentes, eles possam alcançar um nível de excelência na proposição de novos negócios e soluções inovadoras para o mercado”, disse.

ESTRATÉGIA O Núcleo foi lançado em março deste ano e já conseguiu produzir mais de 800 projetos, reunindo aproximadamente 5 mil alunos em 17 cursos que compõem a Escola de Negócios (HECSA) da FMU. Os alunos desenvolvem projetos em cinco grandes linhas de pesquisa: MEI que te quero bem, Shark Tank Universitário, Refugiados, Mapeamento da pandemia business e XBusiness. Para este semestre foram inscritos mais de 500 projetos no NPN que participam de uma mostra competitiva reunindo cerca de 4 mil alunos e que teve o anúncio dos vencedores em suas linhas de atuação numa cerimônia de premiação on-line transmitida no canal da FMU no Youtube na sexta-feira (10).