Por Dominique Vidalon

PARIS (Reuters) – O Google, da Alphabet, apresentou propostas ao órgão antitruste da França sobre como lidaria com agências de notícias e editoras em uma disputa referente ao pagamento por conteúdo jornalístico, disseram as duas partes nesta quarta-feira.

A Autoridade de Concorrência da França afirmou em um comunicado que submeteria essas propostas a uma consulta pública e que as partes envolvidas devem responder até 31 de janeiro de 2022.

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Os veículos de notícias, que vêm perdendo receita de anúncios para agregadores online como Google e Facebook, da Meta, reclamam há anos de empresas de tecnologia que usam notícias em resultados de pesquisa ou outros recursos sem pagamento de direitos autorais.

Como parte de suas propostas, o Google se compromete a negociar “de boa fé” com agências de notícias e outras empresas do ramo o valor que pagaria pelo uso de seu conteúdo protegido. Também se compromete a fazer uma oferta dentro de três meses a partir do início da negociação.

Caso não seja possível chegar a um acordo, pode-se recorrer a um tribunal arbitral que decidirá sobre o valor a ser pago.

O Google disse em seu blog Google França que as propostas destacam sua disposição de abrir um novo capítulo na disputa de direitos autorais.

Em novembro, o Google começou a pagar à Agence France-Presse (AFP) pelo conteúdo de notícias, em um acordo que segue a promulgação de uma lei francesa de direitos autorais, exigindo que grandes empresas de tecnologia abram negociações com empresas de notícias que desejam um pagamento de licença.

(Reportagem de Dominique Vidalon; edição de Benoit Van Overstraeten, Elaine Hardcastle)

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