Uma loja de animais de estimação de Nova Iorque vendia cachorros doentes para clientes, com alguns cachorros tão enfermos que morreram poucos dias ou semanas depois, segundo o procurador-geral do estado alegou em um novo processo.

O Pet Shop vendeu pets vindos de canis ilegais enquanto dizia aos clientes que eles eram de criadores legítimos. Muitos dos filhotes tinham doenças graves, incluindo pneumonia, problemas respiratórios, infecções e deficiência congênitas – além de muitos terem parasitas, de acordo com o processo.

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Mas os clientes não foram informados sobre as questões, já que a loja usou uma série de práticas enganosas, incluindo atestados de saúde, propaganda de cães saudáveis ​​e mentiras sobre as raças. Pelo menos nove dos cães vendidos pelo estabelecimento “morreram logo após a venda” de várias doenças, afirmam os documentos do tribunal.

A loja vendia os animais doentes – junto com “centenas de dólares em produtos e serviços adicionais desnecessários” – por preços que variavam de US $ 2.500 a US $ 8.000, afirma o processo.

“Hoje, estamos responsabilizando o Pet Shop por suas ações ilegais e desumanas, entrando com um processo para proibir permanentemente a empresa de vender filhotes por mais tempo, bem como para recuperar o que os consumidores pagaram”, disse a procuradora-geral Letitia James.

Depois de investigar os registros veterinários de 408 cachorros vendidos pela loja, o escritório descobriu que cerca de metade tinha infecções, tosse, espirros ou problemas respiratórios. Mais da metade estava infectada com parasitas e 10% com pneumonia.

O advogado do estabelecimento negou veementemente todas as acusações e disse que seu cliente tem cooperado com a investigação. “O Pet Shop nunca vendeu intencionalmente um filhote de cachorro doente, ou intencionalmente deturpou o pedigree, ou criador de quem o filhote foi adquirido”, disse.

O  defensor disse que o processo é imprudente e “ameaça destruir a boa vontade e a reputação de uma pequena empresa boa e decente que, nos últimos 28 anos, trouxe alegria a 80.000 proprietários leais e altamente satisfeitos e suas famílias”.