17/01/2022 - 12:00
Inovações tecnológicas como aplicativos e plataformas de investimentos têm atraído novos investidores e interessados em entrar no mercado financeiro. Trata-se principalmente de um público jovem que conta com pequenos recursos para investir.
Uma pesquisa do programa de rádio BBC Business Daily traçou um perfil desses novos investidores e concluiu que todos têm algo em comum: menos de 35 anos.
+ 5 conselhos de investimentos para quem é iniciante no mercado de criptos!
+ Viver de investimentos? Aqui estão 6 dicas importantes !
O interesse de jovens e pequenos investidores é global. Este perfil de investidor dobrou na Índia nos últimos dois anos, com 20 milhões de pessoas buscando ferramentas de investimento. O fenômeno ocorre mesmo entre um público mais desfavorecido economicamente e sem qualquer experiência financeira.
Contudo, especialistas temem que o aumento na procura por investimentos online, além da especulação financeira, provoque uma nova crise semelhante á “Bolha da Internet”. Esse fenômeno ocorreu entre 1994 e 2000 e ficou caracterizada por uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia – no auge da especulação, a Nasdaq alcançou mais de 5 mil pontos e depois colapsou.
Outro perigo citado foi que a falta de experiência dos jovens investidores possa comprometer suas economias. O Banco da Inglaterra, segundo a BBC News, emitiu alguns alertas sobre o aumento de investimentos de risco.
“Nossas apurações mostram que as pessoas entre 18 e 40 anos têm o dobro de chances de recorrer a investimentos de alto risco, mas quando você pergunta sobre a tolerância para o risco, descobre que na verdade é baixa”, disse a Sarah Pritchard, diretora executiva de mercados da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido. “Por exemplo, 70% dos jovens que encontramos acreditam que a compra de criptoativos era protegida”.