A população de girafas em África está aumentando – existem cerca de 177 mil girafas no continente, um crescimento de 20% em comparação a 2015. Estes dados são positivos porque as quatro espécies de girafa, Giraffa giraffaGiraffa tippelskirchiGiraffa camelopardalis Giraffa reticulata, se encontram em risco de extinção, mas também porque o aumento se verifica em todas elas.

+ Recifes de corais no Oceano Índico poderão ser extintos, segundo estudo

Os dados são revelados pela Giraffe Conservation Foundation (GCF), que justifica este aumento pelos esforços de conversação desenvolvidos pela própria organização, tal como de outras, mas também do desenvolvimento de melhores métodos para estudar as populações. Além disso, a classificação distinta das quatro espécies, ao invés de apenas uma – a Giraffa camelopardalis – permite também estudar melhor o seu estado de conservação.

“A nossa compreensão do estado de conservação da girafa está em constante evolução com novos dados recebidos sobre diversidade, distribuição e abundância. Este estudo combina os esforços dedicados das equipas de toda a África para integrar os números mais recentes da compreensão da abundância de girafas a uma escala continental”, explica Michael Brown, Cientista de Conservação do GCF.