A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu 30 pedidos de registro de autotestes de Covid-19. Os pedidos podem ser acompanhados num painel disponibilizado pela Agência.

Três pedidos foram concluídos e aguardam publicação no Diário Oficial da União (DOU). Dois produtos estão em análise pela Anvisa. Outros 25 foram distribuídos para a área responsável, de acordo com o painel.

Os autotestes de Covid-19 são avaliados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que faz a análise técnica simultaneamente com a Anvisa, para confirmação de desempenho. A norma exige sensibilidade e especificidade mínimas, de 80% e 97% respectivamente.

“A exigência é feita para esses testes pois são destinados ao público leigo, existindo maior assimetria de informação do que os testes profissionais”, diz nota da Anvisa.

Covid-19: Metrô do Rio será grátis para crianças no dia de vacinação

O autoteste pode ser feito em casa a partir da coleta de material orgânico no fundo do nariz. O kit contém uma swab nasal (espécie de cotonete a ser introduzido no nariz) e um tubo de extração com o líquido usado para a testagem. O resultado sai em 15 minutos.