Uma pequena comerciante da Califórnia enfrenta a Nike em uma disputa pelo slogan com o qual batizou sua loja que vende plantas suculentas: “just succ it”. Andrea Galbreath viralizou no TikTok ao expor a batalha pelo uso da frase, que remete ao icônico “just do it” da gigante esportiva.

Galbreath ganhou mais de 17 mil seguidores na rede social depois que a Nike apresentou uma oposição a sua marca registrada. Ela recebeu um aviso do Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) pela semelhança com o slogan da empresa esportiva.

+ Nike processa plataforma StockX por leilão de NFT de sua marca
+ Modelo Nike-Louis Vuitton desenhado pelo estilista Virgil Abloh vai a leilão

“Eu não sabia o que fazer. Pensei que, se eu postar algo, alguém vai deixar um comentário que possa me ajudar. Talvez alguém tenha passado por isso antes e possa dizer o que fazer”, contou Galbreath à NBC News.

Ex-assistente social que perdeu seu emprego durante a pandemia causada pela Covid-19, a americana encontrou na botânica uma forma de continuar a pagar suas contas. Ela criou a loja em julho de 2020 e registrou em abril de 2021 a marca com o polêmico slogan.

Seu primeiro vídeo, em que pede ajuda contra a Nike, chegou a 2,1 milhões de visualizações. Depois disso, Galbreath conta que recebeu uma intimação da Nike pedindo que desistisse do slogan para que “o público não confundisse Just Succ It com os produtos da Nike”. O texto ainda diz que o nome infringe a patente “Just Do It” da Nike e concede “tempo razoável” à mudança da frase publicitária.

Ocorre que, na língua inglesa, o “Succ”, que se refere às plantas suculentas”, tem a sonoridade do verbo “chupar”, o que seria uma associação pejorativa com a Nike. O uso do “termo” depreciativo associado à marca, todavia, não é nenhuma novidade.

Contudo, os advogados consultados por Galbreath disseram que uma batalha judicial contra a Nike poderia custar até U$ 100 mil, além de se arrastar por anos até uma decisão final.

“Eles fazem isso porque sabem que um negócio pequeno não pode tentar lutar contra uma corporação como eles”.

Procurada pela NBC News, a Nike não quis comentar o caso.