Uma culinária variada, rica em frutas e vegetais frescos marca o paladar dos russos. Os ingredientes que nunca faltam na cozinha por lá são batatas, manteiga, carne, pães e ovos.

Apesar de algumas iguarias típicas de um país que enfrenta meses de frio intenso, algumas opções que estão nas cozinhas das casas na Rússia também são encontradas nos pratos brasileiros.

+ 9 curiosidades da Rússia que você precisa saber (ou não)

Confira pratos russos que costumamos comer por aqui:

Stroganov
Stroganov, soou familiar? Pois é, o prato que hoje conhecemos no Brasil como Estrogonofe tem origem russa, mesmo que tenha mudado muito até chegar aqui. O prato é composto de cubos de carne bovina servidos em um molho de creme de leite. Desde suas origens, no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países da Europa

Blini
Blini são panquequinhas russas, que aliás foram adotas pela culinária francesa, encontrada facilmente por aqui. A massa é preparada basicamente com farinha, ovos e leite, depois são colocadas na frigideira e servidas com recheio, que pode ser salgado ou doce.

Salada Olivier
Salada Olivier, também chamada de salada russa, é hoje conhecida no mundo todo como salada de batata. Muito popular também aqui no Brasil, ela é ideal para acompanhar pratos de vários tipos, sendo composta por legumes misturados com maionese. Foi concebida no final do século XIX por Lucien Olivier, na cozinha de um restaurante em Moscou.

Shashlyk
Quem disse que só no Brasil tem espetinho? A Rússia também tem no seu menu típico um prato parecido com o nosso, mas o de lá está mais para um kebab. O Shashlyk trata-se de um pequeno espetinho de carne (geralmente, de cordeiro), em que também são acrescentados vegetais, como cebola, abobrinha e tomate. Ele também é um prato que costuma ser feito do lado de fora de casa, como nosso churrasco, e para comer com amigos ou a família.

Khachapuri
Um dos clássicos da deliciosa culinária, o khachapuri é uma barquinha de massa de trigo alta (tipo massa de pizza) que leva, no meio, um creme de queijo escaldante. Lembrando uma esfiha aberta.