03/03/2022 - 23:57
Os combates pararam perto da usina nuclear de Zaporizhzhia e os níveis de radiação de fundo estão normais, já que um incêndio continuou na instalação, disse o porta-voz da usina nesta sexta-feira.
Andrii Tuz disse que a usina não sofreu nenhum dano crítico, embora apenas uma unidade de geração de energia entre seis esteja operacional.
+ Após ataque russo, maior usina nuclear da Europa está em chamas
Em um post no Facebook, Tuz disse que pelo menos uma unidade geradora de energia da usina nuclear foi atingida nos combates. “Muitos equipamentos técnicos foram atingidos”.
Nas primeiras horas da sexta-feira, 4, autoridades ucranianas disseram que os bombeiros não conseguiram acessar a usina nuclear para apagar o incêndio provocado pelos ataques russos. Tuz disse que quando os bombeiros chegaram inicialmente, eles foram recebidos com armas.
A usina nuclear de Zaporizhzhia é a maior da Europa, de acordo com o site da usina. Suporta um quinto da energia elétrica total gerada na Ucrânia. A usina nuclear possui seis unidades no total, sendo a primeira conectada à rede elétrica em 1984 e a sexta conectada em 1995.