As ações de empresas que produzem commodities (matéria-prima básica não industrializada) tiveram um aumento acelerado na B3 bolsa de valores brasileira desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. A Fertilizantes Heringer (FHER3), que está em recuperação judicial desde 2019, mas já mostrava uma melhora nos números, teve uma valorização de 45,91% e puxou a lista. 

Na sequência vem Vale (VALE3), com aumento de 19,89%, depois 3R Petroleum (RRRP3), 18,66% acima, depois SLC Agrícola (SLCE3), com 16,15% de alta, Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (CBAV3), com valorização de 16,09%, além de PetroRio (PRIO3), 12,99% mais cara, Ferbasa (FESA4), com 12,19% de alta e Raízen (RAIZ4), 9,05% mais alta.

Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!

Commodities já estavam em alta

Os percentuais são bem elevados, ainda mais se considerarmos que as commodities já vinham em alta e apresentaram uma média de 50,72% de aumento em 2021, segundo o IC-Br, indicador do Banco Central que calcula, em reais, as variações de preços das commodities agrícolas, metálicas e energéticas.

A única exceção é a Petrobras (PETR4), que caiu 2,13%. “O desempenho da Petrobras é afetado por ela ser uma estatal e existe o risco de alteração na política de preços impedindo a empresa de repassar o preço do aumento do barril para os consumidores”, afirma Guilherme Spina, analista de mercado.

Já as outras commodities seguem o mercado, que está precificando os efeitos da invasão da Ucrânia. “É um pouco de exagero, mas é normal precificar o caos nessas situações”, afirma Spina. A distorção é tão grande que algo incomum está acontecendo: o Índice Small Cap (SMLL), que reflete os ativos de empresas de menor valor de mercado, acumula queda de 4,34% no período e está perdendo para o Índice Bovespa (IBOV), em alta de 0,42%. “Isso acontece por conta de ações como Vale, PetroRio e 3R Petroleum, que compõesm o IBOV. Só a VALE3 representa 17,4% do índice e a PETR4 7,2%.” 

É verdade que as commodities já vinham em superciclo de anos, segundo levantamento do Goldman Sachs. E a previsão é manter essa tendência no longo prazo. Mas a ocupação da Ucrânia acelerou o processo. A SLC Agrícola, por exemplo, subiu quase 23% nos últimos seis meses, isso considerando os 15,40% de aumento só nos últimos cinco dias. 

Apostas

“O resultado das empresas também impactou positivamente essas cotações, mas o evento na Europa está ‘pisando’ no acelerador do mercado”, aponta o analista. “Mas se o conflito for resolvido, pode haver correção assim que oferta e demanda forem estabelecidas” 

Para Spina, o único receio agora é comprar ações da Vale, apesar da alta recente. “Como a empresa tem muita exposição na China, cuja demanda por minério está reduzindo, já que o setor de construção civil chinês está enfraquecido, ela pode não seguir tão bem.”

Por outro lado, A SLC Agrícola é uma boa aposta, na opinião do analista, pois a empresa oferece as mesmas commodities que tanto Rússia quanto Ucrânia são grandes exportadores. O mesmo vale para a CBA, então ambas as empresas podem ganhar com o conflito, pois a Rússia é um dos maiores produtores de alumínio do mundo, e refletir na valorização de suas ações durante o período.

+ 11 empresas da bolsa deram bonificação de ações em 2021. Confira

+ A bolsa de valores está mais democrática

Quer saber o segredo dos bilionários da bolsa com um especialista? Inscreva-se agora e aprenda!