A empresa aeroespacial canadense MDA permitiu que a Ucrânia colete imagens dos seus satélites para ajudar na guerra contra a Rússia. A permissão é direcionada para áreas restritas do país que está sendo invadido, usando radar de abertura sintética (SAR, na sigla em inglês).

“As imagens capturadas pela tecnologia SAR da MDA serão mescladas e analisadas com outras fontes de imagens de empresas comerciais de observação da Terra para desenvolver relatórios abrangentes de inteligência quase em tempo real para a Ucrânia”, disse o CEO da MDA, Mike Greenley, em comunicado.

+ EUA: Biden proíbe comprar vodca, caviar e diamantes da Rússia

De acordo com matéria do Space, a capacidade de radar do MDA é considerável. A empresa construiu o Radarsat-2, que circula a Terra desde dezembro de 2007, bem como as três espaçonaves Radarsat Constellation, lançadas para a órbita da Terra em um foguete da SpaceX em junho de 2019.

Em sua declaração, Greenley não especificou quais imagens de outras empresas a MDA analisará. No entanto, existem várias possibilidades como a Capella Space, com sede nos Estados Unidos, que também captou imagens SAR da Ucrânia.