01/04/2022 - 17:31
A Volvo registrou em 2021 a melhor temporada em produção e vendas de caminhões desde o iniciou das operações no Brasil, em 1980. E a fase que deveria ser apenas de comemoração contrasta com momentos de apreensão em razão dos impactos da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia nos negócios. As incertezas em relação ao futuro da economia brasileira também provocam suspense em ano marcado por eleição presidencial. Diante da situação, questões como a reforma fiscal e política são vistas como essenciais para o desenvolvimento do País, como afirmou à DINHEIRO Wilson Lirmann, presidente da Volvo Caminhões América Latina.
+ A terceira via não entendeu o tom das próximas eleições e por isso está fadada ao fracasso
De olho no pleito de outubro, o executivo destacou que, independentemente de quem sentar na cadeira de presidente a partir de 1º de janeiro de 2023, será necessário uma “agenda econômica séria” que coloque o País numa direção. “Não esperamos nenhum salvador da pátria, mas alguém que mostre um caminho, o que ainda está muito em aberto.” E as reformas fiscal e política são vistas como fundamentais para simplificar os processos, além de ajudar a combater a corrupção. Isso sem contar a responsabilidade fiscal dos diferentes entes federativos. “O estado precisa caber nas contas públicas.”
Na visão de Lirmann, o Brasil vem de uma década de crescimento praticamente nulo, com estagnação de produtividade e de crescimento. “Isso é extremante perigoso”, afirmou, ao salientar que o País está ficando para trás na concorrência mundial, por exemplo, com a China e a Coreia do Sul. “Os dois (países) vieram de posições muito inferiores à do Brasil na década de 1970 e onde estão agora? Porque tocaram a agenda de prosperidade ampla com todas essas coisas integradas.”
A situação econômica mundial, no entanto, pode se complicar diante do prolongamento da guerra na Europa. Para o presidente, o conflito aumenta as incertezas, além de diminuir a confiança de consumidores e de investidores. A alta da inflação também é motivo de apreensão. “Antes da guerra, os Estados Unidos tinham fechado com 7% de inflação. Há 40 anos não viam nada parecido. Essa situação vai aumentar.” No Brasil os primeiros impactos do conflito foram o aumento dos preços dos combustíveis, dos juros e da inflação.
Apesar do lado negativo, principalmente o humanitário, a pandemia e a guerra que agitam o mundo desde 2020 ensinam importante lição, segundo Lirmman. “Mostraram que a gente não sabe tudo e que temos de estar preparados para nos adaptar a situações inusitadas.” E, ao que tudo indica, até agora a Volvo Caminhões tem tirado nota 10 nas suas tarefas.