06/04/2022 - 14:55
Uma pintura feita por Michelangelo, descoberta em 2019, será leiloada em 18 de maio pela Christie´s, casa de leilões britânica. A expectativa é que a obra de um dos expoentes do Renascentismo italiano seja vendida por 30 milhões de euros (R$ 151 milhões).
Uma das poucas obras de Michelangelo que pertencem a donos privados, a pintura foi vendida em Paris em 1907 e redescoberta por um especialista da Christie´s em 2019.
+ Governo recua e reduz preço de ônibus escolares em leilão; TCU embarga resultado
+ NFTs: Brasil supera desconfiança e explora diversidade artística
A obra data do final do século XV e reproduz o pintor Masaccio, considerado o primeiro grande pintor da Renascença na Itália.
“Acho que esta pintura é uma das descobertas mais emocionantes feitas entre os antigos mestres do desenho”, disse Stijn Alsteens, curador da Christie´s, à CNN internacional.
“Mostra Michelangelo fazendo duas coisas ao mesmo tempo: olhando aos artistas que o precederam, neste caso Masaccio, e também olha ao futuro com seu próprio trabalho e seu aspecto revolucionário – em particular a representação do corpo humano, que se torna uma parte tão importante como nas esculturas”, completa Alsteens.
A pintura havia sido designada como tesouro nacional francês e, por isso, não poderia ser exportada. Contudo, o governo francês removeu recentemente a classificação, o que permite que a obra possa ser comprada por colecionadores de qualquer lugar do mundo.
O desenho será exibido em Hong Kong e Nova York antes de ser leiloado em Paris.