22/04/2022 - 14:51
O Campeonato Mundial de Fórmula 1 desembarcou na Europa para a realização da sua 4ª etapa neste domingo (24), o Grande Prêmio da Emilia Romagna, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola (Itália). A principal novidade é a corrida sprint, que será utilizada pela primeira vez no ano.
Neste novo formato, os treinos classificatórios tradicionais aos sábados passam a ocorrer na sexta-feira e definem o grid de largada da corrida sprint. Esta nova corrida, com apenas 100 km percorridos (entre 25 e 30 minutos de duração), é realizada no sábado e o seu resultado final determina a ordem de largada da corrida de domingo, que segue com as características das demais corridas do calendário, com cerca de 305 km de duração.
+ Novo modelo de CNH passará a valer a partir de junho
As corridas sprints ainda preveem a distribuição de pontos para os oito primeiros colocados, com o ganhador levando 8 pontos, o segundo somando 7 pontos e assim sucessivamente até o oitavo colocado que recebe um ponto.
As corridas sprints estrearam na Fórmula 1 em 2021 com a proposta de oferecer mais emoção aos fãs da categoria, com ao menos uma sessão competitiva sendo realizada em cada um dos três dias de evento. No ano passado, as pistas de Silverstone (GP da Grã-Bretanha), Monza (GP da Itália) e Interlagos (GP de São Paulo) receberam o novo formato.
Para 2022, além do GP da Emilia Romagna deste fim de semana, a prova no circuito Red Bull Ring (Grande Prêmio da Austria) e mais uma vez a pista brasileira de Interlagos recebem as provas sprints. Nas demais corridas do calendário, o evento segue seu formato padrão, com duas sessões de treinos livres sendo realizadas às sexta-feiras, um treino livre e a classificação no sábado e a corrida no domingo.
Ferrari domina
A Ferrari é a equipe que mais se destacou neste início de campeonato em 2022. O monegasco Charles Leclerc venceu as corridas no Bahrein e Austrália, e foi o segundo colocado na etapa realizada na Arábia Saudita, e assim lidera a classificação de pilotos com 71 pontos.
O inglês George Russell, da Mercedes, é o vice-líder com 37 pontos, com o espanhol Carlos Sainz levando a outra Ferrari ao 3º lugar na tabela, com 33 pontos. Os protagonistas do campeonato passado, o inglês Lewis Hamilton e o holandês e atual campeão Max Verstappen aparecendo apenas em 5º e 6º lugares na classificação.
Onde assistir?
A corrida sprint da Fórmula 1 em Imola será realizada no sábado (23) às 11h30. Já a corrida principal ocorrerá no domingo (24) a partir das 10h, com transmissão ao vivo pela BandTV e pelo aplicativo F1 TV.