03/05/2022 - 18:55
Os trabalhadores que esqueceram de sacar o abono salarial PIS/Pasep ano-base de 2019 ou 2020 ainda podem receber o benefício. O abono referente aos meses trabalhados em 2019 e 2020 pode ser solicitado presencialmente, por telefone (158), aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou e-mail (trabalho.uf@economia.gov.br). As letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde mora o trabalhador. O prazo final para o saque do abono é 29 de dezembro de 2022.
O pedido presencial deve ser feito em uma das unidades do Ministério do Trabalho e Previdência para envio do valor à Caixa Econômica Federal, no caso do Programa de Integração Social (PIS), ou ao Banco do Brasil, no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
No aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br, é possível verificar se o trabalhador tem direito ao benefício, o valor do abono, a data de saque e o banco para recebimento.
+ Saque extraordinário do FGTS: Como resgatar o número do PIS e consultar o saldo
Recebe o abono o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o valor do salário mínimo, atualmente de R$ 1.212. Empregados domésticos não recebem o abono porque o trabalhador precisa ter vínculo empregatício com uma empresa, não vale vínculo com pessoa física.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, R$ 208,5 milhões foram esquecidos por 320.423 trabalhadores que deveriam ter feito o saque até 30 de junho de 2021.