Uber é a mais recente empresa a tentar entregar comida nas casas das pessoas com robôs. A empresa, que há muito afirma que a automação é a chave para sua lucratividade futura, está lançando dois programas de teste para entregar o Uber Eats na grande Los Angeles este mês, incluindo robôs de quatro rodas que rolam nas calçadas para viagens curtas, bem como carros autônomos.

A partir de segunda-feira, os clientes do Uber Eats terão a opção de entregar suas refeições por um dos robôs, em vez de uma entrega humana tradicional. Os clientes receberão instruções no aplicativo Uber sobre como retirar sua comida de dentro do robô. O robô se assemelha a um refrigerador colorido sobre rodas, com uma tampa que se abre para revelar uma entrega dentro. O robô tem faróis que lembram olhos, fazendo com que pareça algo saído de um desenho animado.

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Os sedãs Hyundai com tecnologia de direção autônoma da atenderão pedidos maiores em Santa Monica, Califórnia. A parceria foi anunciada originalmente em dezembro. A Motional é uma das equipes mais antigas em direção autônoma. Quando anteriormente denominada nuTonomy, introduziu um serviço de robotaxi limitado em Cingapura em 2016, e a empresa começou a testar passeios autônomos com Lyft em Las Vegas em 2018. A Motional é de propriedade da Hyundai e do fornecedor de tecnologia automotiva Aptiv. Ela planeja lançar um serviço de robotaxi com a Lyft em Las Vegas no próximo ano.

Os pedidos entregues pelo sedã Hyundai serão armazenados em um container térmico no banco traseiro, onde o cliente os retirará. A Motional terá um motorista de teste humano ao volante como medida de segurança. A Serve Robotics, que opera os robôs de calçada da Uber, contará com um operador humano remoto para supervisionar as entregas.

As entregas de robôs da Uber serão responsáveis ​​por “um número muito, muito pequeno de nossas entregas” em um futuro próximo, de acordo com Noah Zych, que lidera a mobilidade autônoma e entrega na empresa.

Os robôs podem tornar as entregas mais acessíveis a longo prazo. Viagens que podem não ser atraentes para pagar a entrega hoje, como pegar a lavanderia, podem se tornar acessíveis no futuro com entregas autônomas, disse ele. (A Uber desenvolveu anteriormente veículos autônomos internamente, mas vendeu sua equipe para a empresa autônoma Aurora em 2020. A Uber continua sendo um investidor da Aurora e as empresas estão trabalhando juntas em robotaxis.)

“Este é o primeiro capítulo de veículos autônomos fazendo entrega no Uber”, disse Zych. “Nós vemos o potencial no futuro, mas temos que começar onde estamos hoje.”

A entrega de alimentos tornou-se fundamental para os resultados da Uber nos últimos anos. Sua receita de entrega de US$ 2,5 bilhões nos primeiros três meses do ano correspondeu à receita de seu negócio tradicional de passeios.

Mas o EBITDA ajustado da Uber, uma métrica de lucratividade, é pior para entrega de alimentos do que para viagens, o que pode sugerir que os robôs podem melhorar sua lucratividade. As empresas geralmente gostam de automatizar tarefas porque podem reduzir os custos trabalhistas e melhorar as margens de lucro.

As empresas há muito falam em usar robôs para entregar coisas às pessoas, mas os programas-piloto até agora têm sido pequenos e típicos do mundo de entrega autônoma que há muito tem mais chiado do que substância em meio a desafios técnicos e regulatórios. Empresas como Domino’s, Kroger e Amazon se interessaram pela entrega de robôs nos últimos anos.