Apesar de o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) ter sido estendido até 31 de maio, quase 10 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração a pouco mais de uma semana para o fim do prazo. O IR deve ser declarado até 31 de maio.

Segundo dados da Receita Federal, até a última sexta-feira (20) foram entregues 24.292.212 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022,  representando 71,24% do total das 34.100.000 declarações esperadas.

Imposto de renda: faltam duas semanas, veja o que não pode faltar na declaração

Entrega de declarações do Imposto de Renda 2022 ultrapassa 22 milhões

Imposto de Renda 2022: veja dicas para não cair na malha fina

Errou no Imposto de Renda? Veja como fazer uma declaração retificadora

Para evitar problemas, a Receita orienta os contribuintes a não deixar para fazer a declaração na última hora. No entanto, como a quantidade de pessoas que não declararam ainda é grande em relação ao curto prazo ainda disponível para entrega, podem ocorrer problemas e os sistemas podem ficar sobrecarregados para quem decidir fazer a declaração nos últimos dias.

“A 12 dias do encerramento do prazo para a entrega da declaração é bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa. A multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do total”, afirma a Receita em nota.

Além disso, existe um valor mínimo para as multas de R$ 165,74. Essa multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica com o recibo de entrega, tendo o contribuinte 30 dias para pagá-la, pagando juros de mora após esse prazo.

No caso das declarações com direito à restituição, caso a multa não seja paga no vencimento, será deduzida com os respectivos juros do valor do imposto a ser restituído.

Cabe lembrar que devem declarar todas as pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis de no mínimo R$ 28.559,70 no ano de referência de 2021, assim como em outros casos.

Restituições

Aqueles que possuem valores a serem restituídos em 2022, é bom ficar de olho no calendário da Receita para começar a liberar esses depósitos.

Calendário de restituição do IR 2022

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro