24/05/2022 - 18:37
Por Francesco Canepa e Tom Wilson
FRANKFURT (Reuters) – As criptomoedas vão impor um risco para a estabilidade financeira se o emergente setor mantiver o rápido crescimento dos últimos dois anos e se empresas financeiras aprofundarem seu envolvimento, disse o Banco Central Europeu (BCE) nesta terça-feira.
O BCE, em sua revisão bianual de estabilidade financeira, disse que a exposição a moedas digitais por bancos e outras instituições financeiras em larga escala pode colocar o capital em risco e prejudicar a confiança de investidores e mercados financeiros e de empréstimos.
“O risco sistêmico aumenta de acordo com o nível de interconectividade entre os criptoativos e o setor financeiro tradicional”, afirmou.
As negociações altamente alavancadas oferecidas por bolsas de criptoativos têm levado investidores a tomar empréstimos para assumir maior exposição nesse mercado, o que aumenta também os riscos para a estabilidade financeira, destacou o BCE.
Além disso, deficiências de dados no setor também dificultam a avaliação dos riscos financeiros, disse a instituição, alertando que as publicações de bolsas de criptomoedas e agregadores de dados devem ser tratadas com cautela.