20/07/2022 - 14:00
O britânico Lewis Hamilton não vai participar do primeiro treino livre do Grande Prêmio da França de Fórmula 1 nesta sexta-feira (22). Para o seu lugar, a Mercedes escalou o holandês Nyck de Vries.
Mas não se trata de nenhum problema com o heptacampeão do mundo e sim uma imposição do regulamento da categoria, que obriga as equipes a utilizarem pilotos novatos em duas sessões de treinos ao longo do ano.
+ Fórmula 1: confira os horários e onde assistir ao GP da França
+ Fórmula 1: Veja quanto ganha cada piloto em 2022
A Mercedes decidiu que cada um do seus pilotos titulares escolhesse um Grande Prêmio para ceder o lugar para o novato, e Hamilton preferiu ficar de fora de um treino no circuito de Paul Ricard, palco da corrida deste fim de semana. Já o outro piloto do time, o também britânico George Russell, deverá ceder seu carro em algum treino das próximas dez corridas do calendário.
Quem é Nyck de Vries
O holandês Nyck de Vries, de 27 anos, tem um histórico recheado de títulos no automobilismo. Foi duas vezes campeão mundial de kart (2010 e 2011), campeão da Fórmula 2, categoria de acesso a Fórmula 1, em 2019, e atualmente corre pela equipe Mercedes na Fórmula E, campeonato de carros elétricos, onde foi campeão da temporada 2020/2021 da competição.
Embora nunca tenha disputado uma corrida na Fórmula 1, o piloto teve seu primeiro contato com um carro da categoria em 2020, em um teste com o carro da Mercedes. Neste ano, já participou de um treino livre na condição de novato, substituindo o tailandês Alexander Albon da equipe Williams, durante o Grande Prêmio da Espanha.
Com a saída da Mercedes da competição de carros elétricos, a marca alemã tenta encontrar um lugar para o seu piloto na Fórmula 1. De Vries também já testou pela Fórmula Indy no final de 2021, sendo o mais rápido num teste destinado a pilotos estreantes na categoria norte-americana.