LONDRES (Reuters) – O Kremlin disse nesta quinta-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está com boa saúde, descartando rumores de que ele não está bem.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que houve especulações no Ocidente sobre a saúde do presidente russo nos últimos meses, mas os relatos de que ele estava doente eram “nada além de falsificações”.

Rússia retoma fluxos de gás via Nord Stream, mas Europa segue cautelosa

Kremlin diz que Rússia é fornecedora confiável de gás, culpa Europa por problemas

Putin tossiu durante uma aparição pública na quarta-feira, quando a agência de notícias Interfax o citou dizendo que ele tinha pegado um leve resfriado durante uma visita ao Irã no dia anterior.

“Ontem estava muito quente em Teerã, mais 38 (graus Celsius), e o ar condicionado estava muito forte lá. Portanto, peço desculpas”, Putin, 69 anos, disse, segundo a agência.

O escrutínio internacional sobre sua saúde intensificou-se nos últimos meses, inclusive quando ele foi fotografado encontrando-se com funcionários estrangeiros e russos enquanto sentado em lados opostos de longas mesas, como precaução contra a Covid-19. Às vezes, ele também pareceu caminhar com firmeza.

O diretor da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, William Burns, foi questionado sobre o assunto durante um fórum de segurança nos EUA na quarta-feira, onde ele disse que Putin era “inteiramente saudável demais”.

(Reportagem da Reuters)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6K0FR-BASEIMAGE