13/08/2022 - 2:40
Um filhote de urso marrom desorientado, que se acredita ter ficado intoxicado depois de comer uma quantidade excessiva de “mel louco”, foi resgatado na província de Duzce, no noroeste da Turquia, na quinta-feira.
As imagens mostraram o urso balançando e choramingando enquanto estava sentada de barriga para cima na traseira de uma caminhonete, depois que as pessoas resgataram o animal visivelmente debilitado da floresta.
+ Urso polar fere turista em arquipélago norueguês no Ártico
Mel louco, ou “deli bal” em turco, é produzido em pequenas quantidades por apicultores nas montanhas Kaçkar acima do Mar Negro, o único lugar no mundo além do sopé do Himalaia onde espécies nativas de rododendros produzem uma potente neurotoxina chamada grayanotoxina.
Uma pequena colherada sozinha ou tomada com água quente ou leite fervido é suficiente para induzir um estado levemente alucinógeno ou eufórico.
Normalmente é tomado antes do café da manhã como um tratamento tradicional para hipertensão, impotência e várias outras condições.
Os europeus do século XVIII o chamavam de miel fou , importando-o dos otomanos para adicionar à cerveja um toque extra.
Em excesso, no entanto, pode reduzir a pressão arterial a níveis potencialmente perigosos e induzir náuseas, desmaios, convulsões, arritmia e, em casos raros, a morte. Dezenas de pessoas por ano são internadas no hospital na Turquia por envenenamento por mel louco.
A ursa aflita foi levada a um veterinário, onde foi tratada. Autoridades disseram que o animal estava em boas condições e provavelmente seria solto na natureza nos próximos dias.
O Ministério da Agricultura da Turquia usou o Twitter para pedir aos cidadãos que inventassem um nome para o urso.