25/08/2022 - 10:41
SÃO PAULO (Reuters) – O Bradesco adquiriu por meio da Bradescard México a instituição financeira Ictineo Plataforma, que atua com pessoas físicas, em passo que permitirá ao banco oferecer contas digitais no país, disse a instituição em comunicado à imprensa nesta quinta-feira.
A aquisição não teve valor revelado.
A transação permitirá o acesso à autorização regulatória para distribuir novos produtos no país, disse o Bradesco, que atualmente opera como emissor de cartões de crédito no México por meio da sua subsidiária Bradescard.
“Vamos ter a possibilidade de ampliar nossa atuação passando a ser similar a um banco digital com o objetivo de ganharmos uma presença mais robusta num mercado relevante como o mexicano”, disse o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, no comunicado.
Lazari havia dito em novembro de 2021 que o Bradesco considerava expandir suas operações de banco digital para países como Estados Unidos e México. Na ocasião, ele afirmou que a Bradescard poderia ser usada como uma plataforma para esse fim no país latino-americano.
A Bradescard administra cerca de 3 milhões de clientes de cartões de grandes redes varejistas no México, mas não possui uma licença para atuar em outras frentes de negócios financeiros – o que muda com a aquisição.
A ideia do Bradesco é posteriormente expandir a atuação no país, com planos para distribuição de produtos como financiamento de automóveis e crédito imobiliário.
“Queremos focar em uma estratégia digital para a Bradescard México. O primeiro passo será oferecer a conta digital, o empréstimo consignado e a conta de investimentos”, afirmou Alexandre Monteiro, diretor da Bradescard México, no comunicado.
Sobre a atuação com cartões, a ambição é estar entre “os maiores emissores de cartões no México”, disse o Bradesco. Para isso, o banco afirmou que buscará acordos comerciais com novos varejistas e fortalecerá o canal de distribuição digital por meio de investimentos em tecnologia.
A conclusão da compra da Ictineo está condicionada a aprovações regulatórias no Brasil e no México.
Por volta de 10:40, as ações preferenciais do Bradesco rondavam a estabilidade, enquanto o Ibovespa subia 0,65%.
(Por Andre Romani)