Durante o mês de setembro, os proprietários de um novo grupo de veículos deverão realizar seu licenciamento no estado de São Paulo.

Assim, a partir desta quinta-feira (1) até o dia 30 deste mês, os veículos com placas final 5 e 6 devem realizar o pagamento da taxa, que em 2022 é no valor de R$ 144,86.

+ Fórmula 1: Confira horários e onde assistir ao GP da Holanda neste fim de semana

Multa

Vale lembrar que conduzir um veículo que não esteja registrado e licenciado é considerado uma infração gravíssima, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
A punição para essa infração consiste em multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma possível apreensão se o veículo oferecer risco à segurança.

Como fazer o licenciamento?

Para licenciar basta informar o número do Renavam e pagar o valor via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico ou lotéricas. Atualmente, as redes bancárias credenciadas são: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Para concluir o processo, o proprietário deve regularizar todos os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

O documento digital ficará disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT, onde o proprietário pode baixar o CRLV-e no próprio aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS. O motorista também poderá também imprimir o documento em papel sulfite comum (A4-branca).

Confira o calendário de licenciamento para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

licenciamento
Calendário de licenciamento de veículos em São Paulo. (Crédito:Reprodução Detran.SP)

Veja abaixo o calendário de licenciamento para veículos registrados como caminhão:

licenciamento
Calendário de licenciamento de caminhões para São Paulo. (Crédito:Reprodução Detran.SP)