Marcado para esta segunda-feira (19), o funeral da rainha Elizabeth II, que morreu no último dia 8 de setembro, foi planejado meticulosamente durante anos para que a solenidade cumprisse todos os protocolos reais. 

Com início às 8h00 (4h em Brasília), o funeral da rainha está sendo realizado na Abadia de Westminster, em Londres, e terá um cronograma rigoroso de horários a ser seguido.  

Áreas de observação do cortejo fúnebre da rainha ficam lotadas em Londres

Cerca de duas mil pessoas estão previstas para comparecer, incluindo figuras importantes no mundo inteiro. O funeral está sendo televisionado e também pode ser visto online.

Mais cedo, os convidados começaram a chegar na capela, o caixão saiu de lá e foi escoltado até a carruagem que o aguardava na porta norte de Westminster Hall – que faz uma curta procissão até a igreja, onde aconteceu uma cerimônia de luto. Confira a agenda completa.

Cronograma do funeral da rainha

  • 12h15 (8h15 em Brasília)

A carruagem com o caixão da rainha, fez o transporte até o Wellington Arch e o Hyde Park Corner, próximo ao  Palácio de Buckingham, residência oficial dos reis em Londres.

O cortejo é acompanhado pela família real e membros das Forças Armadas dos países da Commonwealth, ao som do sino do Big Ben e de salvas de canhão.

  • 13h (9h)

Ao chegar em Wellington Arch, o caixão é levado para um carro fúnebre, que o transporta até o Castelo de Windsor, ao oeste de Londres.

  • 15h06 (11h06)

Ao chegar em Windsor, o carro fúnebre segue para o castelo, guiando pela avenida Long Walk.

  • 15h40 (11h40)

Além do rei, outros membros da família real se unem ao cortejo a pé no Castelo de Windsor. Essa ação acontece antes que a comitiva chegue à capela às 15h53.

  • 16h (12h)

A cerimônia fúnebre então começa, na Capela de St. George. Lá estarão a família real, líderes dos países da Commonwealth e funcionários que serviram à rainha. Esse momento deve durar 45 minutos, quando o caixão será introduzido no panteão real.

  • 19h30 (15h30)

É então realizado o sepultamento de Elizabeth II, que acontecerá em uma cerimônia privada na Capela de St. George. O local também abriga os corpos de seu pai, o rei George VI, e de sua mãe Elizabeth, além das cinzas de sua irmã Margaret.

Ao mesmo tempo, o caixão de seu marido, o príncipe Philip, será enterrado com o de Elizabeth II.