02/01/2023 - 17:20
Com o compromisso de trazer paz e reduzir a fome e a miséria, Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao poder neste domingo (1) depois de 11 anos. Com 59.563.912 votos (50,83% dos votos válidos) Lula derrotou Jair Bolsonaro, que obteve 57.675.427 votos (49,17% dos votos válidos), nas eleições de 2022.
Lula tem 77 anos e concorreu pela coligação Brasil da Esperança (formada por FE Brasil (PT/PCdoB/PV)/Solidariedade/Federação PSOL-Rede/PSB/Agir/Avante/Pros). Foi Presidente da República entre 2003 e 2010, é casado com Rosângela Silva, Janja, e tem como vice-presidente o médico e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Veja 10 coisas para lembrar sobre o novo presidente:
1.Quantos anos Lula tem e onde nasceu?
Lula tem 77 anos e nasceu no interior de Pernambuco, em Caetés. Ele é o sétimo dos 8 filhos de Dona Lindu e Seu Aristides. Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, mas só foi registrado anos depois, tendo a data de 6 de outubro no registro.
2.Como foi sua infância?
Quando nasceu morava numa casa de dois cômodos e chão de terra batida. Sem luz, água encanada, banheiro e sapatos, Lula tinha 7 anos quando num pau-de-arara foi para São Paulo com a mãe e os irmãos para reencontrar o pai, que havia saído de casa semanas antes dele nascer em busca de uma vida melhor. No litoral paulista, Lula começou a trabalhar ainda criança no cais de Santos para ajudar nas despesas de casa. Ambulante aos 8 anos e engraxate aos 9, virou ajudante de tinturaria no início da adolescência, quando se mudou para o ABC paulista com a mãe, então separada do pai, e os irmãos. Concluiu o ginásio e, empregado numa metalúrgica aos 14 anos, foi admitido no curso técnico de torneiro mecânico do Senai. Aos 17 anos, perdeu o dedo mínimo da mão esquerda num acidente de trabalho, em 1963.
3.Como virou sindicalista?
Lula foi convencido por um colega militante do Partido Comunista Brasileiro a frequentar reuniões no sindicato dos metalúrgicos. Negociador habilidoso, foi convidado a ocupar uma vaga de suplente na diretoria do sindicato que viria a ser eleita no início de 1969, inaugurando assim sua trajetória de líder sindical.
4.Como começou na política?
Em 1980 foi fundado o Partido dos Trabalhadores (PT) e Lula foi o seu primeiro presidente. Em 1986, Lula se tornou deputado federal por São Paulo com a maior votação. Em 1989, o PT lançou Lula para disputar a Presidência da República, mas perdeu a disputa no segundo turno por pequena diferença de votos. Dois anos depois liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que acabou no “impeachment” do presidente Fernando Collor de Mello. Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.
5.Quando Lula foi presidente?
Lula governou o país em dois mandatos: de 2003 a 2006 e de 2007 a 2011.
6.Quais foram os principais feitos de Lula pelo Brasil?
Ao longo de seus dois mandatos, Lula tirou 24 milhões de brasileiros da extrema pobreza com a implementação do programa de transferência de renda Bolsa Família. O programa foi premiado internacionalmente e modelo para outros 20 países.
Entre 2002 e 2010, o aumento real do salário mínimo foi de 53,67%. Com o Minha Casa Minha vida, foram contratadas 1,3 milhão de habitações até 2010. No mesmo período, o número de pessoas com ensino superior completo passou de 5,9 milhões para 13,5 milhões. O Programa Universidade para Todos (Prouni) proporcionou bolsas em faculdades particulares para alunos de baixa renda em troca de benefícios fiscais. Até 2012, mais de 2 milhões de alunos haviam sido beneficiados por bolsas do Prouni e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Entre 2003 e 2010, 32 milhões de brasileiros saíram da pobreza e entraram na classe média. No ano de 2008, a maior parte da população pertencia à classe C, graças à diminuição das classes D e E.
7.Quantas vezes Lula foi preso e por quê?
Em 1980, durante a ditadura militar, o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema ficou 31 dias preso por liderar uma greve de trabalhadores na Grande São Paulo.
Em abril de 2018, Lula foi preso após processo do tríplex do Guarujá (SP), em que foi acusado de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva. O então ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão. Em 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.
Enquanto estava preso, Lula teve uma segunda condenação no caso do sítio de Atibaia (SP). A Justiça determinou que ele cumprisse 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. No total, Lula ficou 580 dias preso na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR).
8.Por que Lula foi solto?
Lula foi solto em novembro de 2019 por ordem do juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba após mudança de posição do STF a respeito da prisão em segunda instância. A Corte alterou uma jurisprudência que prevalecia desde 2016. O placar do julgamento foi de 6 votos a 5. O STF entendeu que réus só podem ser presos após o trânsito em julgado do processo, quando não couber mais recursos.
+ Homem é detido com faca na entrada da cerimônia de posse de Lula na Esplanada
9.Qual foi o câncer de Lula?
Em 2011, Lula foi diagnosticado com câncer na laringe, que prejudicou a sua voz e a deglutição. Ele fez quimioterapia e radioterapia e entrou em remissão em 2012.
10.Quais são as planos de governo de Lula?
- Reajuste do salário mínimo acima da inflação;
- Bolsa Família de R$ 600 + R$ 150 por criança até 6 anos;
- Produzir e garantir comida para 33 milhões de pessoas e tirar o Brasil do mapa da fome;
- Retomar o programa de habitação Minha Casa, Minha Vida;
- Programa para levar atendimento médico para as famílias em todo Brasil;
- Criação do Ministério da Mulher;
- Retomar e ampliar o programa Farmácia Popular;
- Facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas;
- Negociação das dívidas das famílias que recebem até três salários mínimos para limpar o nome no SPC e Serasa;
- Recriar o Ministério da Cultura;
- Combater o garimpo ilegal, as queimadas e o desmatamento;
- Recuperar os órgãos de preservação e fiscalização para defender o meio ambiente, especialmente a Amazônia;
- Creches e ensino em tempo integral;
- Internet de qualidade em todo o país;
- Ampliar o acesso dos jovens ao curso superior, com o fortalecimento do Enem, Prouni e Fies;
- Expandir e fortalecer a Lei de Cotas Raciais e Sociais e implantar o Bolsa Permanência, incentivo para estudantes de baixa renda permanecerem na universidade.