04/10/2022 - 20:09
BERLIM (Reuters) – As marcas da Volkswagen estão se preparando para listar ações no mercado, afirmou nesta terça-feira o presidente-executivo do grupo, Oliver Blume, ao jornal alemão Handelsblatt.
A listagem de ações da Porsche pela Volkswagen na quinta-feira passada, que envolveu oferta de 12,5% da marca de luxo no mercado acionário, criou especulações sobre novas operações do tipo como forma de destravar valor do grupo.
+ Empresa de aluguel de motos promete veículo mais econômico do Brasil
A Volkswagen tem promovido sessões de treinamento para as marcas não listadas, incluindo Audi, Lamborghini, Bentley, Skoda, Seat e Cupra. O objetivo é fazer as marcas terem mais foco no mercado de capitais, disse Blume ao jornal. Os resultados serão apresentados aos mercados no próximo ano.
“Dentro do Grupo 1 da Volkswagen eu sinto uma clara motivação em dar aos mercados de capitais uma relevância maior”, disse Blume.
“Feito sabiamente, isso deve adicionar valor significativo e melhorar a competitividade do grupo e das marcas”, disse Arndt Ellinghorst, especialista automotivo da empresa de dados QuantCo, sobre novas listagens de marcas da Volkswagen.
A Porsche já está valendo quase que tanto quanto a antiga controladora, algo que Blume disse ao jornal que sinaliza o potencial escondido dentro do grupo.
Apesar disso, a listagem de ações da Porsche ainda não beneficiou a Volkswagen, cujas ações acumulam queda de cerca de 10%, uma vez que investidores trocaram a empresa pela marca de luxo.
(Por Victoria Waldersee)