WASHINGTON (Reuters) – Autoridades da União Europeia e dos Estados Unidos irão discutir nesta semana maneiras de conceder às empresas europeias, incluindo montadoras de carros elétricos, o mesmo status que companhias norte-americanas têm nos EUA, para evitar o que chamam de discriminação contra suas indústrias pela Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos, disse um funcionário de alto escalão do bloco.

A União Europeia reclama que, embora permita incentivos fiscais ou subsídios governamentais para compras de carros elétricos norte-americanos como os da Tesla, os EUA condicionam esse apoio ao carro, ou partes dele, terem sido fabricados no país.

“No mês passado, o Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Alemanha”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, responsável pelo comércio, em uma coletiva de imprensa.

“Isso não teria sido possível sem o subsídio não discriminatório da União Europeia, enquanto os carros elétricos do bloco não recebem um subsídio semelhante nos Estados Unidos, que é a discriminação que queremos abordar”, disse Dombrovskis.

Ele disse que o problema também diz respeito a uma ampla gama de bens do setor da “economia verde”, incluindo baterias, hidrogênio e equipamentos de energia renovável.

“Existe uma vontade de se engajar do lado norte-americano nisso”, disse Dombrovskis antes de reuniões sobre o assunto com a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, a secretária de Comércio, Gina Raimondo, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, nesta quinta e na sexta-feira.

“Esperamos que possamos resolver esses problemas antes que se tornem disputas”, disse ele, acrescentando que as negociações se concentrarão em se as mudanças no status das empresas europeias podem ser feitas por meio de regulamentos de implementação da lei norte-americana, em vez de enviar todo o programa da Lei de Redução da Inflação de volta ao Congresso para emendas.

(Por Jan Strupczewski)

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