O ex-árbitro equatoriano Byron Moreno, que apitou no Mundial do Japão-Coreia de 2002, foi detido em um aeroporto de Nova York com seis quilos de heroína, informou esta terça-feira a embaixada dos Estados Unidos em Quito.

“Byron Moreno foi detido nos Estados Unidos, parece que estava tentando entrar (no país) com heroína”, disse Marta Youth, adida de imprensa da representação diplomática.

Youth disse à rádio Quito que o ex-árbitro, que também apitou na Copa América do Paraguai-1999 e nas eliminatórias sul-americanas da Copa asiática, poderá ser condenado a 10 anos de prisão.

Moreno, de 41 anos, foi detido na noite de segunda-feira no aeroporto John F. Kennedy, após ser flagrado com uma carga colada ao corpo, informou mais cedo a emissora de TV Ecuavisa, baseada em um relatório do Departamento de Imigração americano.

Moreno, que também trabalhava como comentarista de arbitragem de uma emissora de TV e de uma rádio locais, foi juiz da FIFA durante sete de seus 16 anos de carreira.

val/axm/mvv